Voltar

30/09/2020

Plataforma gratuita auxilia na prevenção ao suicídio

Plataforma gratuita auxilia na prevenção ao suicídio

Dentro do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio no país, foi lançada, a plataforma gratuita de incentivo à valorização da vida Mind Joint. A iniciativa idealizada pelas médicas psiquiatras Elisa Fasolin Mello e Gilmara Bueno é voltada ao incentivo à vida, onde, através da educação, orientação e encorajamento da necessidade em falar, oferece apoio diário e conteúdos informativos.

O projeto está em conformidade com as diretrizes do Conselho Federal de Medicina e com a lei federal 13.819, de 2019, que institui políticas públicas de prevenção à automutilação e suicídio.

A Mind Joint teve sua apresentação inicial no II Simpósio Nacional de Prevenção ao Suicídio e Automutilação, organizado pela Frente Parlamentar de Prevenção ao Suicídio e Automutilação na Câmara dos Deputados.  

Conforme a médica psiquiatra Gilmara Bueno, o projeto está em conformidade com as diretrizes do CFM (Conselho Federal de Medicina) e com a mais recente lei federal 13.819/2019, que institui políticas públicas de prevenção à automutilação e ao suicídio. “A plataforma não substitui o atendimento médico”, disse.

Já a médica psiquiatra Elisa Fasolin Mello destaca que a Mind Joint também vai ao encontro das ações promovidas pela Organização Mundial da Saúde, que estabeleceu o dia 10 de setembro como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.


Sobre Elisa Fasolin:

Graduada em Medicina pela Ulbra, Especialista em Psiquiatria pela PUC-RS. Membro especialista da Associação Brasileira de Psiquiatria, mestre em Gerontologia Biomédica pela PUC-RS.


Sobre Gilmara Bueno:

Graduada em Medicina pela UPF, Especialista em Psiquiatria pela UFRGS. Membro especialista da Associação Brasileira de Psiquiatria. Formação em Psicoterapia Psicanalítica pelo Instituto de Terapias Integradas de Porto Alegre, supervisora de estágio em Psicopatologia Clínica e coordenadora de grupos terapêuticos. Psiquiatra do corpo clínico do Hospital Moinhos de vento.



Texto: Eduardo Leães/Jornalista